Deitar com as pernas esticadas: Essa postura indica que o porquinho está relaxado, confortável e sentindo-se seguro. Ele alonga o corpo e estica as patinhas traseiras, mostrando que está à vontade.
Pernas enrijecidas: Um porquinho da índia que se levanta com as pernas rígidas está preparado para exercer domínio sobre outros. Em geral, essa postura afasta qualquer avanço de outros porquinhos, mas se o intruso não recuar, pode acontecer brigas, fique atento!
Fingir de morto: Porquinhos podem se fingir de mortos para enganar possíveis predadores, já que muitos predadores são atraídos pelo movimento. Se seu porquinho ficar extremamente assustado, como quando abordado por estranhos ou por outros animais de estimação, ele pode rolar e deitar sem se mover, fingindo-se de morto. Se isso acontecer, tranquilize seu porquinho e tire-o da situação que o assusta. Lembre-se de que o stress é um fator que contribui para diversas doenças, evite colocá-lo em situação de estresse constante.
Tocar o nariz: Os porquinhos da índia se cumprimentam por tocar os narizes. Esse gesto indica amizade e carinho. Seu porquinho pode inclusive lhe cumprimentar assim.
Rumba: o porquinho fica balançando o bumbum de um lado pro outro rebolando e levantando uma perna por vez. Eles fazem esse movimento para determinar quem é o alfa do grupo. Quando um porquinho faz para outro, para decidir quem manda no cercado. Ou quando o macho quer acasalar com a fêmea, eles fazem essa dança do acasalamento seguido do som purrr…
Pipocar: Eles pulam e se balançam, as vezes lembra-se até de um tourinho dando pulos. Pulinhos de alegria. É uma forma de expressar seus sentimentos quando se sente relaxado, seguro, feliz e amado pelo o ambiente em que vive. E eles demonstram essa alegria de variadas formas! Quando recebe comida, quando têm o cercado limpo, quando o feno é reposto ou quando são soltos por uns minutos para explorar o lugar. É dessa forma que ele expressa a sua felicidade. Esse ato também pode indicar que estão em situação de estresse, então é importante ficar de olho no que você está fazendo e entender se a situação oferece algum tipo de estresse ao seu pig.
Estátua: Quando o porquinho é exposto a uma situação inesperada. Exemplo: barulho intenso/alto e medo, eles paralisam. É uma forma de parecerem invisíveis. Portanto, eles ficam estáticos até que percebam a ausência de perigo no ambiente.
Gosto muito de Cuicê, Pig Amigo: Os porquinhos da Índia podem cumprimentar os amigos tocando os narizes e/ou dando algumas lambidas. Isso é um sinal de amizade e demonstração de afeto.