Provavelmente você já viu o seu porquinho comendo cocô e ficou no mínimo curioso. Pois bem, é uma atitude super normal e saudável. Esse hábito se chama CECOTROFIA ou COPOFAGIA, não é um hábito exclusivo dos porquinhos, hamster, chinchila e outros animais também fazem isso.
As fezes ingeridas são os cecotrofos que são aquelas fezes esverdeadas, são fezes que eles soltam ate 4h após a ingestão de alimentos.
São ricas em vitaminas, aminoácidos, fósforo, cálcio e minerais. Após passarem pelo processo de digestão, os nutrientes não são totalmente digeridos, assim as partículas maiores se tornam fezes duras e escuras e as partículas menores voltam para o ceco onde vão ter um aumento de água. Ao ingerir os cecotrofos, eles passam novamente pelo processo de digestão tendo um maior aproveitamento dos nutrientes.
Filhotes costumam ingerir cecotrofos da mãe. O cecotrofos pode ser um ótimo probiótico natural, principalmente para os porquinhos doentes que estão fazendo uso de antibióticos (consulte o médico veterinário).